domingo, 25 de novembro de 2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGE
PLANO DE AULA
Plano de aula da Disciplina Metodologia de Ensino Superior com as TICs.
 

Tema: Mapas cognitivos e conceituais
Conteúdo programático: Conceituação, características e exemplificação.

Duração: 120 minutos.
Objetivos: proporcionar aos estudantes mais uma ferramenta de estudo,

                  Exercitar os diferentes tipos de mapas conceituais propostos para o estudo.

Metodologia:
A temática será exposta de forma expositiva para conceituação numa sala de multimídias. Após a exposição e exemplificação, seguir-se-á um momento de trabalho em grupo de 6 , os quais cada grupo escolherá um do modelos para fazer resumos de um texto previamente oferecido pelo professor utilizado o formato de mapas cognitivos e conceituais. Depois do trabalho cada grupo irá expor aos colegas o modelo que utilizou através dos resumos feitos. No final a professora pedirá aos estudantes que passem utilizar em suas aulas e resumos os modelos de mapas aprendidos.
Avaliação:
O uso frequente nos trabalhos de resumo e fichamentos que a professora dará para as leituras em casa deverão ser trazidos em forma de mapas cognitivos ou conceituais no decorrer das aulas. Dessa força o acompanhamento semanal servirá de base para a avaliação final que será a soma de todas as atividades feitas com o uso dos mapas cognitivos e conceituais no estudo individual ou em grupo.
Para além dos trabalhos acima ditos também contará a participação ás aulas, a assiduidade, coerência nos trabalhos escritos e orais. 
Bibliografia
LIMA, G. A. B. Mapa conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte.

MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Porto Alegre, 1997. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em fev. 2009.

MOREIRA, M. A.; BUCHWEITZ, B. Mapas conceituais: instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Moraes, 1987.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

PEREIRA, M.L.A. Texto argumentativo no Dicionário de metalinguagens da Didáctica, Porto Editora, 1ª edição, 2000.


Exemplo de mapas que serão utilizados durante as atividades dos alunos. Estes não limitam a capacidade de investigação dos mesmos. A professor deverá insentiva-los na busca de mais outros mapas.









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