UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGE
PLANO DE AULA
Plano de aula da Disciplina Metodologia de Ensino Superior com as TICs.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGE
PLANO DE AULA
Plano de aula da Disciplina Metodologia de Ensino Superior com as TICs.
Tema: Mapas cognitivos e conceituais
Conteúdo programático: Conceituação, características e exemplificação.
Duração: 120 minutos.
Conteúdo programático: Conceituação, características e exemplificação.
Duração: 120 minutos.
Objetivos:
proporcionar aos estudantes mais uma ferramenta de estudo,
Exercitar os diferentes tipos
de mapas conceituais propostos para o estudo.
Metodologia:
A temática será exposta de forma expositiva para conceituação numa sala
de multimídias. Após a exposição e exemplificação, seguir-se-á um momento de
trabalho em grupo de 6 , os quais cada grupo escolherá um do modelos para fazer
resumos de um texto previamente oferecido pelo professor utilizado o formato de
mapas cognitivos e conceituais. Depois do trabalho cada grupo irá expor aos
colegas o modelo que utilizou através dos resumos feitos. No final a professora
pedirá aos estudantes que passem utilizar em suas aulas e resumos os modelos de
mapas aprendidos.
Avaliação:
O uso frequente nos trabalhos de resumo e fichamentos que a professora
dará para as leituras em casa deverão ser trazidos em forma de mapas cognitivos
ou conceituais no decorrer das aulas. Dessa força o acompanhamento semanal
servirá de base para a avaliação final que será a soma de todas as atividades
feitas com o uso dos mapas cognitivos e conceituais no estudo individual ou em
grupo.
Para além dos trabalhos acima ditos também contará a participação ás
aulas, a assiduidade, coerência nos trabalhos escritos e orais.
Bibliografia
LIMA, G. A. B.
Mapa conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de
hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspectiva em Ciência da Informação,
Belo Horizonte.
MOREIRA, M. A. Mapas
conceituais e aprendizagem significativa. Porto Alegre, 1997. Disponível
em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf.
Acesso em fev. 2009.
MOREIRA, M. A.;
BUCHWEITZ, B. Mapas conceituais: instrumentos didáticos, de avaliação e de
análise de currículo. São Paulo: Moraes, 1987.
MOREIRA, M. A.;
MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel.
São Paulo: Centauro, 2001.
PEREIRA, M.L.A. Texto argumentativo
no Dicionário de metalinguagens da
Didáctica, Porto Editora, 1ª edição, 2000.
Exemplo de mapas que serão utilizados durante as atividades dos alunos. Estes não limitam a capacidade de investigação dos mesmos. A professor deverá insentiva-los na busca de mais outros mapas.
Exemplo de mapas que serão utilizados durante as atividades dos alunos. Estes não limitam a capacidade de investigação dos mesmos. A professor deverá insentiva-los na busca de mais outros mapas.
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