Faz de
contas sou professor/a de canto coral
Estudo do Canone
Objetivos:
·
Levar com que os alunos conheçam e
entendam a nobre e árdua tarefa que o professor/a tem em sala de aula.
·
Desenvolver nos alunos o gosto pela
musica.
·
Elevar a autoestima e independência e autoconfiança.
·
Autoavaliar a "mim" enquanto professora.
Material a ser
utilizado
·
Sala de aula sem cadeiras e carteiras.
·
Aparelho de som (celular, mp3, mp4, notbook).
Depois
de muitas aulas de trabalho de conscientização sobre o papel do professor, em
particular de música em sala de aulas chaga a vez de receber as aulas dos meus
alunos.
Os
alunos foram preparados para trabalhar um grupo coral com a temática Canone.
Antes
do começo da aula seguem alguns exercícios de aquecimento que são utilizados
nas aulas de música: a respiração, aquecimento vocal, alongamento,
descontração, musicalização, exploração e reconhecimento do espaço (sala em
uso). Todos os exercícios devem ser acompanhados por exercícios rítmicos melódicos
e expressão corporal que levem a com preensão do Canone.
Terminados
os exercícios de aquecimento e concentração o aluno/professor/a organizará a
turma para o momento de atuação fazendo com todos cantem a musica folclórica “Frère
Jacques” a 3 vozes.
Conceito
de Cânone
O termo
Cânone designa uma forma da escrita de caráter contrapontístico na qual as
vozes ou partes destas (comes) imitam sucessivamente uma primeira voz (dux) em
intervalos fixos em termos de altura e de tempo. No caso das vozes sucessivas
imitarem exatamente a voz inicial, estamos perante um cânone limitativo; no
caso das vozes sucessivas modificarem a voz inicial, está-se perante um cânone
livre.
O cânone
pode ser independente ou fazer parte de outras peças. Da mesma forma, o cânone
pode ser combinado com outras vozes alheias (designando-se neste caso por
cânone misto) ou com outros cânones (designando-se então por cânone grupal).
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