segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tema: Simulação de uma apresentação musical.
            Faz de contas sou professor/a de canto coral
            Estudo do Canone

Objetivos:
·         Levar com que os alunos conheçam e entendam a nobre e árdua tarefa que o professor/a tem em sala de aula.
·         Desenvolver nos alunos o gosto pela musica.
·         Elevar a autoestima e independência e autoconfiança.
·         Autoavaliar a "mim" enquanto professora.

Material a ser utilizado

·         Sala de aula sem cadeiras e carteiras.
·         Aparelho de som (celular, mp3, mp4, notbook).

Depois de muitas aulas de trabalho de conscientização sobre o papel do professor, em particular de música em sala de aulas chaga a vez de receber as aulas dos meus alunos.
Os alunos foram preparados para trabalhar um grupo coral com a temática Canone.
Antes do começo da aula seguem alguns exercícios de aquecimento que são utilizados nas aulas de música: a respiração, aquecimento vocal, alongamento, descontração, musicalização, exploração e reconhecimento do espaço (sala em uso). Todos os exercícios devem ser acompanhados por exercícios rítmicos melódicos e expressão corporal que levem a com preensão do Canone.
Terminados os exercícios de aquecimento e concentração o aluno/professor/a organizará a turma para o momento de atuação fazendo com todos cantem a musica folclórica “Frère Jacques” a 3 vozes.
Conceito de Cânone
O termo Cânone designa uma forma da escrita de caráter contrapontístico na qual as vozes ou partes destas (comes) imitam sucessivamente uma primeira voz (dux) em intervalos fixos em termos de altura e de tempo. No caso das vozes sucessivas imitarem exatamente a voz inicial, estamos perante um cânone limitativo; no caso das vozes sucessivas modificarem a voz inicial, está-se perante um cânone livre.
O cânone pode ser independente ou fazer parte de outras peças. Da mesma forma, o cânone pode ser combinado com outras vozes alheias (designando-se neste caso por cânone misto) ou com outros cânones (designando-se então por cânone grupal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário