Plano de atividades sobre o Estudo de Caso
Autora
Professora Sónia André
Tema: Estudo de caso sobre a Educação Musical nas escolas Moçambicanas.
Objetivo geral:
Fazer o
levantamento das dificuldades ou facilidades na docência em particular aos
professores que trabalham com a disciplina de Educação Musical das escolas
moçambicanas.
Objetivo especificos:
·
Procurar entender de que forma está
sendo utilizada a música (cantigas e brincadeiras de roda) dentro das escolas
moçambicanas?
·
Qual o grau de formação em música dos
professores/as e educadores/as nas escolas?
·
Sensibilizar aos professores/as e
educadores/as na utilização de cantigas e brincadeiras de roda nas suas
planificações;
Justificativa
Este
projeto servirá para aprimorar o conhecimento musical de professores/as e
educadores/as na área da música, atuando, sobretudo como ferramenta didática na
pesquisa dos conteúdos musicais específicos de Moçambique. Esta necessidade
advém da dificuldade de acesso a uma formação específica por parte dos
professores em Educação Musical e consequente necessidade de fomento na
pesquisa do repertório local de cantigas e brincadeiras de roda, partindo das
informações da própria comunidade, considerando a possibilidade de haver, ao
longo do processo, resistências à possibilidade de valorização das brincadeiras
e cantigas de roda, alegando não possuírem conteúdo educacional para o PEA,
visto as especificidades do contexto sociocultural e das múltiplas concepções
sobre Educação Musical e suas funções.
Metodologia
Levando em consideração os aspectos históricos e sócio culturais em que o
projeto está direcionado, se farão necessários alguns deslocamento dos autores
para Moçambique, previstos a seguir:
PRIMEIRA
VIAGEM – Deslocamento para a coleta de material popular
nas escolas e nos bairros, (cantigas, pregões e brincadeiras de rodas). Deste o
primeiro contato, todas as atividades desenvolvidas serão registradas de forma
áudio visual, para que possamos ter um rico material para o relatório final,
bem como um produto pedagógico para que venha a compor a relação do material
didático do PEA.
·
Zona sul
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Zona centro
|
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Zona norte
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Cidade de Maputo: distito Municipal n1
e 3,
Província de Maputo: distrito de
Matutuine,
Província de Gaza: distrito de
Xai-Xai,
Província de Inhambane: distrito de
Zavala.
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Província de Tete: Moatize e Zumbo,
Província da Zambézia: Mocuba,
Província de Manica: Chimoio
|
Província de Cabo Delgado: Montepoez e
Chiuri,
Província de Nampula:Distrito de
Memba, Mucate e Memba.
|
·
1. Oficina de Percussão Corporal:
·
1.1 - Atividades que propõem aos
professores/educadores um processo de exercício corporal, que provoca soltura a
partir de uma tomada de consciência sobre a importância que cada um tem nesse
mundo, qual o seu espaço, como estou ocupando-o e colaborando para a
auto-descoberta dos alunos;
·
1.2 - Exercícios Rítmico-sonoro:
Descobrindo timbres diversos ao longo do corpo e usando sons da boca,
considerando brincadeiras infantis, imitação de animais e descobertas de novas
possibilidades sonoras, usando palmas e batidas com mãos espalmadas e em
conchas.
·
2. - Atividades de campo, em feiras
livres ou mercados públicos, em três momentos distintos:
·
2.1 - Visitas a feiras/mercado público:
observando os “Pregões” e levantamento de instrumentos artesanais locais para
utilização em sala de aula;
·
2.2 - Atividades em sala de aula: onde
analisaremos tecnicamente (ritmo, andamento, intensidade, autura) e
classificaremos por grupos distintos: “Gritos” em andamentos e compassos
semelhantes;
·
3 – Composição coletiva: A partir do
material coletado e analisado, entra-se em processo de composição musical,
somado a prática de percussão corporal.
·
TERCEIRA
VIAGEM
1. Avaliação
in loco do curso de capacitação,
percorrendo as regiões dos possíveis participantes, verificando os resultados
da primeira e segunda etapas;
2. Observação
e registro de cantos e brincadeiras de roda realizada pelos/as alunos/as,
professores-educadores/as e pela comunidade,
·
Entrevistar corpo discente e docente,
sobre a música nas escolas,
·
Fotografar e gravar momentos do trabalho
de campo.
·
Fundamentação teórica com base em
referências bibliográficas
·
Elabolaração do produto final: uma
apostilha que servirá para o Programa de Educação musical do PEA.
4ª
VIAGEM
·
Preparação do produto final (Ferramenta
didática) para professor, educadores/as de educação musical de todos os níveis,
utilizando as cantigas e brincadeiras de roda das regiões moçambicans.
REFERÊNCIAS
NKETIA, J. H. Kwabena. The music of Africa. New York: W. W. Norton &
Company, 1974.
NZEWI, Meki.The CIIMDA initiative for Culture-sensitive arts
education in Africa. Disponível em <http://bimuc.blogspot.com/2008/05/ciimda-initiative-for-culture-sensitive.html>.
Acessado em 24 de abril de 2009.
SANTOS, Regina Marcia Simão Santos.
Aprendizagem musical não-formal em grupos culturais diversos. São Paulo,
ATRAVÉZ, 1991.
SCHAFFER, R. Murray. A Afinação do Mundo
– São Paulo,SP: Editora UNESP 1997.
___________________ O Ouvido Pensante –
São Paulo, SP: Editora UNESP 2002.
QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. A formação continuada de professores de música
frente à nova realidade da educação musical nas escolas de João Pessoa. ANPPOM,
2007.
SWANWICK, Keith.
Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
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