quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Plano de atividades sobre o Estudo de Caso

Autora Professora Sónia André

Tema: Estudo de caso sobre a Educação Musical  nas escolas Moçambicanas.

Objetivo geral:

Fazer o levantamento das dificuldades ou facilidades na docência em particular aos professores que trabalham com a disciplina de Educação Musical das escolas moçambicanas.

Objetivo especificos:

·         Procurar entender de que forma está sendo utilizada a música (cantigas e brincadeiras de roda) dentro das escolas moçambicanas?

·         Qual o grau de formação em música dos professores/as e educadores/as nas escolas?

·         Sensibilizar aos professores/as e educadores/as na utilização de cantigas e brincadeiras de roda nas suas planificações;

Justificativa

Este projeto servirá para aprimorar o conhecimento musical de professores/as e educadores/as na área da música, atuando, sobretudo como ferramenta didática na pesquisa dos conteúdos musicais específicos de Moçambique. Esta necessidade advém da dificuldade de acesso a uma formação específica por parte dos professores em Educação Musical e consequente necessidade de fomento na pesquisa do repertório local de cantigas e brincadeiras de roda, partindo das informações da própria comunidade, considerando a possibilidade de haver, ao longo do processo, resistências à possibilidade de valorização das brincadeiras e cantigas de roda, alegando não possuírem conteúdo educacional para o PEA, visto as especificidades do contexto sociocultural e das múltiplas concepções sobre Educação Musical e suas funções.
Metodologia

Levando em consideração os aspectos históricos e sócio culturais em que o projeto está direcionado, se farão necessários alguns deslocamento dos autores para Moçambique, previstos a seguir:

PRIMEIRA VIAGEM – Deslocamento para a coleta de material popular nas escolas e nos bairros, (cantigas, pregões e brincadeiras de rodas). Deste o primeiro contato, todas as atividades desenvolvidas serão registradas de forma áudio visual, para que possamos ter um rico material para o relatório final, bem como um produto pedagógico para que venha a compor a relação do material didático do PEA.

·         Zona sul
·         Zona centro
·         Zona norte
Cidade de Maputo: distito Municipal n1 e 3,
Província de Maputo: distrito de Matutuine,
Província de Gaza: distrito de Xai-Xai,
Província de Inhambane: distrito de Zavala.
Província de Tete: Moatize e Zumbo,
Província da Zambézia: Mocuba,
Província de Manica: Chimoio
Província de Cabo Delgado: Montepoez e Chiuri,
Província de Nampula:Distrito de Memba, Mucate e Memba.

 ·         SEGUNDA VIAGEM – Ministrar um curso de capacitação para coordenadores da disciplina de Educação musical, de 20 horas? De preferência em uma região central para facilitar o deslocamento dos participantes. Neste momento criar um termo de responsabilidade entre os participantes com a finalidade de dar continuidade dos ensinamentos adquiridos. Os procedimentos citados abaixo estão em fase exploratória. São estratégias com princípios da Escola Viva, cuja visão do ensino da música é estabelecida a partir de conceitos culturais e de experimentação, levando em consideração a posição de educadores ativos como Dalcroze, Orff, Willems, Schaffer e Lindemberg. Material com o qual tenho entrado em contato na minha graduação aqui no Brasil, que já têm sido analisadas e avaliadas para a verificação das possibilidades de adequação aos princípios culturais africanos junto às escolas de Moçambique.
·         1. Oficina de Percussão Corporal:

·         1.1 - Atividades que propõem aos professores/educadores um processo de exercício corporal, que provoca soltura a partir de uma tomada de consciência sobre a importância que cada um tem nesse mundo, qual o seu espaço, como estou ocupando-o e colaborando para a auto-descoberta dos alunos;

·         1.2 - Exercícios Rítmico-sonoro: Descobrindo timbres diversos ao longo do corpo e usando sons da boca, considerando brincadeiras infantis, imitação de animais e descobertas de novas possibilidades sonoras, usando palmas e batidas com mãos espalmadas e em conchas.

·         2. - Atividades de campo, em feiras livres ou mercados públicos, em três momentos distintos:

·         2.1 - Visitas a feiras/mercado público: observando os “Pregões” e levantamento de instrumentos artesanais locais para utilização em sala de aula;

·         2.2 - Atividades em sala de aula: onde analisaremos tecnicamente (ritmo, andamento, intensidade, autura) e classificaremos por grupos distintos: “Gritos” em andamentos e compassos semelhantes;

·         3 – Composição coletiva: A partir do material coletado e analisado, entra-se em processo de composição musical, somado a prática de percussão corporal.

·         TERCEIRA VIAGEM

1.      Avaliação in loco do curso de capacitação, percorrendo as regiões dos possíveis participantes, verificando os resultados da primeira e segunda etapas;

2.      Observação e registro de cantos e brincadeiras de roda realizada pelos/as alunos/as, professores-educadores/as e pela comunidade,

·         Entrevistar corpo discente e docente, sobre a música nas escolas,

·         Fotografar e gravar momentos do trabalho de campo.

·         Fundamentação teórica com base em referências bibliográficas

·         Elabolaração do produto final: uma apostilha que servirá para o Programa de Educação musical do PEA.

4ª VIAGEM
·         Preparação do produto final (Ferramenta didática) para professor, educadores/as de educação musical de todos os níveis, utilizando as cantigas e brincadeiras de roda das regiões moçambicans.

 REFERÊNCIAS
NKETIA, J. H. Kwabena. The music of Africa. New York: W. W. Norton & Company, 1974.
SANTOS, Regina Marcia Simão Santos. Aprendizagem musical não-formal em grupos culturais diversos. São Paulo, ATRAVÉZ, 1991.
SCHAFFER, R. Murray. A Afinação do Mundo – São Paulo,SP: Editora UNESP 1997.
___________________ O Ouvido Pensante – São Paulo, SP: Editora UNESP 2002.
QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. A formação continuada de professores de música frente à nova realidade da educação musical nas escolas de João Pessoa. ANPPOM, 2007.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário