segunda-feira, 30 de abril de 2012

PLANO DO CURSO DA DISCIPLINA: ARTES MUSICAIS AFRICANAS



UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PLANO DE CURSO
DISCIPLINA: ARTES MUSICAIS AFRICANAS
PROFESSORA: SÓNIA ANDRÉ
DURAÇÃO DO CURSO: 15 SEMANAS

PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO MUSICAL E OUTRAS LUNGUAGENS ARTÍSTICAS

                                        EMENTA

A influência Africana sobre a Cultura Brasileira, principalmente quando se fala da arte em geral (enfatizando aqui, a música e a dança as influencias lingüísticas e gastronômicas) é fato indiscutível. No entanto, poucas são as oportunidades que são oferecidas a todos os brasileiros para o reconhecimento de suas heranças culturais identitárias. Neste sentido, o presente plano que será desenvolvido junto a Universidade Federal de Alagoas- UFAL e professores de Educação Musical e outras linguagens artísticas surge como uma das alternativas de colaboração no processo de valorização da cultura africana e afro-brasileira e, conseqüentemente, no fortalecimento das raízes culturais por meio do intercambio acadêmico.

JUSTIFICATICA
Atendendo e considerando que a Arte é um patrimônio cultural de um povo; com as atividades que serão desenvolvidas junto ao público acima mencionado pretende-se não apenas trazer a tona as a história da África através das Artes musicais africanas, mas também se fazer refletir junto a eles a musicalidade africana em particular a moçambicana existente na música brasileira sob um olhar histórico de suas raízes e identidades fundadas no patrimônio cultural africano.
Para tal serão ministradas aulas sobre as Artes musicais africanas colocando dentro delas a história do povo africano ( Moçambique), com o enfoque da existência da humanidade enraizada nas Artes africanas, fazendo com que se reflita sobre a sua existência em pleno século XXI, porém resultantes de um longo e processo histórico da humanidade e conseqüente afro-brasileira
OBJETIVOS

Objetivo Geral:
Estabelecer intercâmbio Educacional e Cultural entre Brasil e África ( Moçambique) através da dissciplina ARTES MUSICAIS AFRICANAS
Objetivos específicos:
  • Elaborar uma análise crítica sobre os elementos que compõe a cultura e a Educação Musical africana e afro-brasileira;
  • Analisar o papel colaborativo da cultura africana no desenvolvimento da cultura Brasileira através da música;
  • Entender a forma da construção da musicalidade de raiz tradicional e contemporânea africana no processo cultural afro- brasileiro.


CONTEÚDOS
·         Conceitos, filosofia e finalidades  das artes musicais africanas.

·         A humaninade fundada em teorias africanas atraves da pratica e da arte musical.

·         Fundamentos científicos da música africana(artes, estruturas e práticas).

·         Questões da pesquisa cognitiva e avanço na contemporaneidade práticas da Educação musical africana.

·         Educação Musical Indigena e  contemporânea, objectivos artísticos, educativos,procedimentos e suas práticas.

·        
Vivência da prática Músical da Educação Musical Africanas e Afro-brasileira e

·         práticas musicais e artísticas, prática da criatividade e análise: Os alunos / participantes devem espontaneamente criar, ensaiar e apresentar uma atidade musical
·        
artes e peças que demonstrem a compreensão e a capacidade de combinar Afro-brasileiros e a arte musical africana, elementos e expressões idiomáticas em teoria, oficinas e produções práticas.

·         Instrumentos disponíveis, incluindo o
corpo humano será adequada para experimentar as estruturas e expressões da música africana.

REFENCIAS
BACHMANN, Marie-Laure. La rítmica Jaques- Dalcroze: una educación por la música y para la música. Madrid: Pirámide, 1998.
Campos, Moema Craveiro. A educação musical e o novo paradigma. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000.
D.W.Winnicott. O brincar e a realidade. Cidade: Editora, 1975.
FRAZEE, Jane; KREUTER, Kent. Discovering ORFF: a curriculum for music teachers. New York: Schott Music Corporation, 1987.
GAINZA, V. Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo:
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
Laraia, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 17 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
NKETIA, J. H. Kwabena. The music of Africa. New York: W. W. Norton & Company, 1974.
SCHAFFER, R. Murray . O ouvido pensante.  São Paulo :  UNESP 2002.
SCHAFFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paul: Editora UNESP 1997.
STEFANI, Gino. Para entender a música. Rio de Janeiro: Globo, 1989.
Summus, 1988.
SUSUKY, S. Educação é amor: um novo método de educação musical. Tradução  Anne Corinna Gottberg. 2 ed. RJ: Palotti, 1994.
WILLEMS, Edgar. Educacion Musical. Ricordi Americana, 1966.





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