segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mapa conceitual sobre O Professor do Ensino Superior 





Texto reflexivo sobre o ser Professor do Ensino Superior.
Antes de falar do professor do ensino superior gostaria de frisar que o ser professor no sentido lato é assumir uma das atividades bem difíceis da sociedade, porém tida como uma das mais prazerosas, assim narram vários professores do mundo em seus relatos de experiências de ser professor. O ser professor é tido umas das mais difíceis tarefas, pois tem que se ensinar ao educando a pensar a pesquisar, a ser crítico, como diz Paulo freire em seu livro Educação na cidade que o “papel de um educador constantemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente sua competência (...) e estimular a dúvida, a crítica (...), a aventura de criar”. 

Dessa forma não o ser professor do ensino superior, é assumir essa tarefa árdua. Porém a ele lhe são acrescentadas outras funções e posturas que deve ter ante a universidade e a sociedade na qual está inserido. Para tal ele deve acima de tudo atender, para além dos três pilares que são o ensino, extensão e pesquisa, ter uma história de vida que justifique a sua aderência na docência do ensino superior, história esta que não deve estar desvinculada das suas vivências acadêmicas e escolares. Depois de adquirida a sua formação inicial, ele não deve se “acomodar”, mas ir ao encontro de outras formas de fazer ciência e de aquisição de conhecimento, permitindo dessa forma a sua formação continuada em outras áreas e não somente na que ele atua. Ele deve aperfeiçoar e aprofundar os saberes das suas áreas de atuação. Para tanto é necessário que ele desenvolva com criatividade a praticidade de ser docente, a flexibilidade, ser multidisciplinar e estar atendo ao avanço e na construção dos novos saberes, que não estão apenas no avanço das novas tecnologias, mas também nas mudanças de comportamento pedagógico, na administração do ensino, no comportamento dos alunos e no reconhecimento pelo trabalho. O reconhecimento pelo seu trabalho será conquistado através do desenvolvimento de competências tais como: a dimensão política, domínio da realidade e domínio dos conteúdos acadêmicos. No tocante ao tocante ao domínio dos conteúdos, o professor dever ter em seu domínio a gestão curricular o que permitirá melhor dosagem do processo de ensino- aprendizagem, domínio das tecnologias, fará uma ponte nas relações interpessoais entre professor- aluno, aluno- professor e universidade comunidade.

FARIAS, Isabel M. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber, 2009.
MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente In: MASETTO, Marcos T. (org). Docência na universidade. Capinas: Papirus,1998.
PIMENTA, Selma G. A profissão professor universitário: processo de construção da identidade. In: CUNHA, M. I.Docencia universitária: profissionalização e praticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009.
RAMOS, Katia M. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Universidade do Porto, 2010

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